A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes.

Na Europa, principalmente na Espanha e recentemente em Portugal, a alfarroba já é acrescentada a vários doces. É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cm de comprimento e demora um ano a amadurecer. Lá dentro encontram-se 10 a 16 sementinhas de cor parda, os quilates, que eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido ao seu pouco peso e uniformidade, para avaliar o peso das jóias - daqui as palavras «Karat» e «Kilat».
A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.
A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.
A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.
Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os compomentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.
Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.
Composição química da alfarroba:Proteína bruta - 4,7%
Proteína digestível - 1,6%
Fibra bruta - 9,2%
Cinzas - 3,5%
Cálcio - 0,38%
Fósforo - 0,09%
Gordura - 0,6%
Açucares totais - 43,85%
(glicose, sacarose e frutose)
Achei interessantíssimo esse post. Não conhecia alfarroba e nem fazia ideia dos seus benefícios.
ResponderEliminarAgora, com certeza vou procurar para comprar e experimentar.
Obrigada pelas informações.
O pão de alfarroba é o mais saboroso que conheço, para além de se conservar macio durante 5 dias , é optimo !!!! mnhã mnhã
EliminarEu comi hoje o chocolate de alfarroba e realmente o gosto é bem parecido com o de cacau. Muito gostoso e consistente. Agora vou adotar na minha dieta. O difícil é o preço, cerca de oito reais uma barra pequena de 300 gramas.
EliminarA alfarroba já faz parte da minha dieta todos os dias.
EliminarTenho o hábito de comer uma ou duas vagens pouco antes de ir dormir.
Como quem come um chocolate. ;)
Realmente, a alfarroba só trás benefícios. Mas, Bruno, não é salutar ingerir qualquer alimento na hora de dormir, uma vez que seu organismo precisa descansar totalmente durante as horas do sono. (Nesse período nosso corpo faz o detox natural). E qualquer alimento, por menor que seja a quantidade ingerida, força todo processo digestório como em qualquer das refeições normais. Ou seja, há uma sobrecarga e não descansamos como precisamos.
EliminarEspetacular dar com este blog até porque estou a passar umas curtas férias no Algarve. Nos anos 80(82)fui acampar para o Algarve. Tinha 18anos de mochila às costas e fartava-me de comer alfarroba tiradas directamente das árvores. Naquele tempo dizia-se que se dava a gado. Realmente hoje é quase gourmet
EliminarRegularmente faço chocolate de alfarroba que como todos os dias e é fácil de fazer usando ingredientes 100% saudáveis: Óleo de coco não refinado (penso que a melhor quantidade seria 50% para óleo de coco contra 50% para farinha de alfarroba), um adoçante não ultrapassando os 15% (pode ser concentrado de tamara, passas trituradas e ou outro fruto seco bem como açucar de coco por exemplo) e se quiser um pouco de extrato natural de baunilha. O óleo de coco é derretido em banho maria, depois de liquido misturar a farinha de alfarroba, o adoçante e o extrato de baunilha e colocar em formas de silicone e colocar no frigorifico, logo que frio e sólido comer.
EliminarAdoro bombons de Alfarroba mas como tenho pré-diabetes e tomo gliffage, très bombonzinhos me garantem uma forte diarréia!
ResponderEliminarEstranho isso acontecer, pois a alfarroba sempre tem sido utilizado como anti-diarreico. Pode ser mesmo do medicamento que está a tomar...
EliminarVocê deve comer Alfarroba light cujo adoçante causa realmente diarreia...principalmente com glifage...não é a alfarroba
EliminarA alfarroba é certamente saborosa e com muitos benefícios, mas é preciso ser claro na informação que se transmite, até porque há pessoas que ao ler o artigo como é epresentado ficarão com a ideia que é mais benéfico consumir farinha de alfarroba do que outras farinhas ou até chocolate e de facto há várias nuances a ser consideradas. Contrariamente à ideia comummente instalada, aquilo que nos engorda e faz acumular reservas de gordura, para além de não falar em activar picos de glicémia, são os açucares e não as gorduras. O nosso organismo, pela forma como comemos actualmente, está formatado para produzir energia a partir dos hidratos de carbono (HC), em que se incluem os açucares e estes são a sua face mais terrível, e como os consumimos em excesso acumulamos sistematicamente reservas de gordura (que é aquilo que o organismo faz com o excesso de HC consumidos). O cacau em pó é normalmente de má qualidade, mas se se considerar cacau crú ou mesmo chocolate com mais de 70% de cacau a gordura presente no chocolate é mais benéfica em termos de emagrecimento do que o consumo de alfarroba. No fundo o que importa reter é que NÃO SÂO AS GORDURAS QUE NOS ENGORDAM e a sua carência na alimentação é muitas vezes aliada da perda de controle dos níveis de açucar no sangue. Tudo tem as suas propriedades e a alfarroba também, se usada racionalmente e com moderação.
EliminarCom toda certeza é o glifage. Sou farmacêutica e tenho vários relatos que comidas doces com glifage , geram diarréias históricas.
EliminarDepende da gordura, tem muito chocolate de 70% de cacau por ae q tem trans, e ae? Qual é o pior? Fora que o ig da alfarroba é baixo, mais baixo que esses chocolates amargos que colocam açúcar químico, o que faz mal não é o açúcar, e sim o tipo e a quantidade, o açúcar de coco por exemplo, tem baixo ig, por isso não aumenta a glicose.
EliminarMaconheiro Vidaloka...
EliminarO nome já tira a credibilidade e dizer que algo com baixo IG não aumenta a glicose mostra que seu conhecimento é só sobre maconha mesmo.
boas, onde posso aranjar alfarroba moída.
ResponderEliminarOlá Pedro,
EliminarEm Faro a empresa Industrial Farense vende.
No supermercado, eu comprei farinha de alfarroba no pingo doce,para fazer "chocolate quente" alternativo.
EliminarMuito bom :)
Também existe Farinha de Alfarroba nos Produtos da "Cem Porcento".
EliminarExperimentem fazer um bolo de alfarroba, é simplesmente maravilhoso!
Existe farinha de alfarroba nos produtos da "Cem Porcento".
EliminarExperimente fazer um bolo de alfarroba, é maravilhoso!
Todos os dias como uma colher de sopa cheia de farinha de alfarroba.Onde se pode comprar a farinha da polpa de alfarroba em sacos de meio kilo e com um bom preço é em Alfandanga na casa Madeira e Madeira.
EliminarBoa tarde,
EliminarNós fornecemos a um preço muito económico, farinha de alfarroba moída artesanalmente, da polpa de alfarroba torrada, de origem nacional. Atenção que há dois tipos de farinha de alfarroba. A da grainha e a da polpa. Esta última é que é utilizada para efeito de substituição de outras farinhas ou cacau. A primeira é espessante.
Alguma duvida, pode contatar para o e-mail alfarrobistaloule@gmail.com
Um abraço
Gostaria de saber o preço da farinha de alfarroba ? É se envia para Santa Maria da feira ? Pois tenho falta de cálcio e ferro e pode me fazer bem
EliminarObg
Cumprimentos
Carlos, se tem um defite de cálcio eu recomendo o que também tomo : Cloreto mgnésio dissplvido em agua-----posso dar a receita------Eduardo.santos.pt@gmail.com .
EliminarPode encontrar farinha de alfarroba em qualquer Hipermercado ou loja de produtos naturais. O Ervanário Raiz da Saúde em Santa Maria da Feira deve ter. Se não tiverem de certeza que arranjam.
EliminarPode encontrar farinha de alfarroba em qualquer Hipermercado ou loja de produtos naturais. O Ervanário Raiz da Saúde em Santa Maria da Feira deve ter. Se não tiverem de certeza que arranjam.
EliminarOi gostaria de saber qual foi a fonte da sua pesquisa , vou fazer meu trabalho de conclusão de curso sobre o alfarroba . Faço gastronomia. Desde já Obrigada!
ResponderEliminarOi tainatamandua,
Eliminaraquilo que é publicado aqui no blog, é uma compilação de informação recolhida de diversos artigos publicados na net. Mas deixe-me o seu email que lhe envio alguma informação que poderá ser útil ao seu estudo. Obrigada!
Conheça o meu Blog Bem Viver Brazil. antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).
EliminarBom dia
ResponderEliminarSou a Isabel e gostaria de saber como posso ralar a alfarroba em casa. Percebo pelo texto que as vagens deverão ser torradas primeiro. Será esse o truque. É que experimentei na picadora e pura e simplesmente nada se desfaz :).
Obrigada por qualquer sugestão.
Olá Isabel,
EliminarPois deve torrar as vagens primeiro para que possa ficar em pó, caso contrario formará uma massa e não corre bem. :)
oi, aqui no Brasil comercializa alfarroba em pó, gostaria de saber se é a mesma coisa que a farinha de alfarroba. Obrigada.
EliminarOi Alessandra,
Eliminarpenso que será o mesmo. Aí lhe chamam de alfarroba em pó e aqui em Portugal farinha de Alfarroba, mas deve ser o mesmo. É apenas vagens de Alfarroba em pó.
Bom dia Isabel,
ResponderEliminarPor curiosidade em saber mais sobre a alfarroba, pelo facto de ter apanhado várias vagens, cheguei a esta página e posso dizer que li que estas deviam ser torradas primeiro. Eu fiz assim e deu resultado: Abri as vagens, tirei as sementes, levei ao forno (+- 75º/100º)cerca de 10 minutos. Retirei e numa picadora coloquei em pedaços pequenos, ficou em bocadinhos depois terminei na máquina de moer café e voilá, farinha de alfarroba. Levei depois novamente a tostar mais um pouco e ficou pronta para utilizar. Posso dizer que a seguir fiz a receita de torta de alfarroba, apesar de ter ficado muito doce (para a próximo vou reduzir no açucar) ficou muito gostoso. Experimente!! Cumpts Vanessa Mascarenhas
Olá Vanessa,
EliminarObrigada pelo seu contributo e partilha aqui no blog. Eu estou neste momento na fase de colheita da alfarroba e irei seleccionar algumas vagens para fazer farinha para transformar em maravilhosos e nutritivos, doces, bolos, biscoitos, gelados, tortas, etc...um sem fim de aplicações!
Como a Vanessa fez, deverá-se retirar as sementes, partir as vagens aos bocadinhos e levar ao forno a tostar, só depois se conseguirá triturar e obter uma boa farinha, se pretender guardar a farinha deverá leva-la ao forno posteriormente para esterilizar.
Vanessa, continue a experimentar receitas e a partilhar as suas experiências aqui no blog! Obrigada!
Olá :)
EliminarEu é que agradeço este blog fantástico. Vou continuar a experimentar e a partilhar certamente.
Obrigada,
Vanessa
Gosto de tudo que leva alfarroba, provei bolas de Berlim de alfarroba gostei muito ,faço papas ao pequeno almoço muito bom👌 e bolos
EliminarInteressante! Já como farinha de alfarroba há vários (7) anos. Tenho sempre que esperar pela época em que as vagens ficam maduras (a partir de Julho), e as arvores dão vagens diferentes, como vou apanha-las sempre às mesmas arvores já apanhei a caracteristicas de cada arvore, e misturo-as. Pois bem, o interessante é que não as torrar para ralar - fiz as experiencias iniciais com um liquidificador e simplesmente destrui-o -, simplesmente seco-as ao Sol, e ralo manualmente com um daqueles raspadores de metal, normalmente utilizados para legumes. Depois passo por um passador também de metal, malha larga, para retirar os bocados demasiados grandes, e guardo o resultado para colocar no yogurte natural, colocar em saladas de agrião, misturar com pão ralado e azeite do bom para fazer uma argamassa altamente nutritiva. Posso usa-la em saladas de fruta, e mil e uma outras aplicações.
ResponderEliminarNo passado cheguei a fazer bolo de alfarroba, mas cheguei à conclusão que era um desperdício de farinha de alfarroba.
É uma autêntica maravilha, normalmente consigo fazer farinha até Dezembro, a partir daí as vagens começam a degradar-se, e são mais a secas e sem substancia do que aquelas que se aproveitam.
Parabéns pelo carácter informativo e esclarecedor do blog. Surpreendeu-me também a curiosidade dos autores dos comentários, normalmente é uma vagem que não gera interesse, eu conheço-a desde petiz e sempre gostei muito do cheiro e sabor.
Boa Tarde João da Silva,
EliminarMuito Agradeço o seu comentário e a sua partilha de experiências com a Alfarroba. Realmente como o João faz, utilizando a vagem no seu estado natural, sem torrar, aproveita ao máximo o seu valor nutritivo. É a melhor forma da vagem de Alfarroba ser utilizada, apenas seca, mas para uma farinha de longa duração e para utilização no fabrico de pão e de bolos quanto mais fina a farinha mais leve e fofo será o resultado. Para que isto aconteça e para que dure mais tempo sem se estragar, deve ser torrada.
Também utilizo triturada com iogurte natural ou Kefir, misturada com outros cereais e frutos secos. É realmente muito nutritiva e saudável, uma excelente refeição!
João deixo-lhe aqui uma sugestão, se realmente gosta de utilizar a vagem ao natural, poderá congelar as vagens inteiras ou já trituradas e ir utilizando durante o ano. Fica muito bom e não perde as suas maravilhosas propriedades.
Continuação de boas experiências e desejo de mais partilhas aqui no blog.
O importante é promover este fruto magnifico e incentivar cada vez mais pessoas a terem uma alimentação saudavel e bastante nutritiva.
O pão é uma delícia! E a farinha é bem cara.
EliminarBoa tarde.
ResponderEliminarSerá que você teria a receita do ganache de alfarroba para passar em bombons e barrinhas de cereais? Muito grata Ângela
Olá Ângela,
EliminarNunca experimentei fazer ganache de alfarroba, mas penso que será igual ao ganache de chocolate, apenas terá que substituir por chocolate de alfarroba. Se estiver em portugal poderá encontrar o chocolate de alfarroba em lojas dietéticas, ervanárias e lojas on-line, como por exemplo na loja vegetariana on-line: http://lojavegetariana.pt/96-chocolate-de-alfarroba-sem-acucar.html. Noutros paises também encontrará este chocolate.
Irei experimentar e logo que possivel partilharei o resultado. Se a Ângela experimentar partilhe também!
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliminarencontrei informações contraditórias e estou um bocado perdida... a farinha de alfarroba faz-se com as sementes ? ou faz-se com tudo menos as sementes?
ResponderEliminarexiste farinha só de sementes, farinha apenas da vagem sem sementes...enfim existe farinha para todos os gostos. O mais comum é retirar as sementes que são muito duras e fazer a farinha em casa apenas com a vagem de alfarroba partida aos bocados e retirando-lhe préviamente as sementes. Até porque é preciso um máquin muito potente para triturar as sementes.
ResponderEliminarObrigada :) acho q vou optar só pelas vagens e plantar as sementinhas
ResponderEliminarExcelente opção!
EliminarPara facilitar a germinação das sementinhas, deverá colocá-las de molho em água de 24 a 48 horas e depois semear em terra fértil...germinarão muito bem!
Adorei!
ResponderEliminarParabens!
Obrigada Hélder Gomes!
EliminarBem-vindo ao maravilhoso Mundo da Alfarroba!
Volte Sempre!
A minha colega deu m aprovar e não gostei!!! Mas é bom!!!!
ResponderEliminarTem um sabor muito forte, bastante intenso. Há tantos sabores que não gostamos e com o tempo nos habituamos e passamos a gostar, é uma questão de adaptação das papilas gustativas. É bom e muito saudável!
ResponderEliminarProdutos Alfarroba é no Diabetic Care, acesse: http://www.vivabemcomdiabetes.com.br/Busca.aspx?strBusca=alfarroba
ResponderEliminarBoa noite, eu tenho o chamado "Sintoma do Cólon Irritável", o que faz com que em dias mais stressantes ou em momentos de nervosismo e/ou ansiedade, fique com diarreia por alguns dias. A Alfarroba serve para combater/travar a diarreia ou tal como uma outra comentadora do Blog indicou no seu comentário, provoca diarreia?
ResponderEliminarHoje deram-me um pacote de farinha de alfarroba, com farinha de araruta e farinha de arroz chamada "Farinha 3 Ás" e estou com um bocado de receio de que me possa produzir o efeito indesejado para mim: diarreia.
Muito obrigado
A Alfarroba tem propriedades anti-diarreicas, ou seja, serve para combater a diarreia. Vou partilhar aqui alguns dos sites que fazem referência ao assunto.
Eliminarhttp://luzcardoso.blogspot.pt/2009/01/alfarrobeira-ceratonia-siliqua-l.html
http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicacao-doencas/artigos-gerais/travar-a-diarreia-cronica.html
http://umm.edu/health/medical/altmed/condition/diarrhea
Eu comprei hontem por 1'vez pãosinhos de alfarroba e gustei muito,mas eu moro em frança e aqui não sei como se chama a farinha de alfarroba,se alguem me pode ajudar gustava muito de continuar a fazer pão e alguns doces .les digo muito obrigada e um abraço forte ,fico esperando as vossas respostas😗😗😗
EliminarEu comprei hontem por 1'vez pãosinhos de alfarroba e gustei muito,mas eu moro em frança e aqui não sei como se chama a farinha de alfarroba,se alguem me pode ajudar gustava muito de continuar a fazer pão e alguns doces .les digo muito obrigada e um abraço forte ,fico esperando as vossas respostas😗😗😗
EliminarCaros,
ResponderEliminarsou pré-diabético: posso consumir alfarroba? Pelo que entendi, existe alto teor de açúcares, ainda que naturais.
Eu desde que experimentei o pão de alfarroba não quero outro é delicioso e só tem vantagens. Provem e comprovem.
ResponderEliminarKikas,
ResponderEliminarLi q vc tem problemas com o intestino. Meu filho teve isso até quase dois anos de idade. Uma amiga de minha mãe nos ensinou usar a goiabada cascão para ele. E a compramos no mercado central, pq ela e vendida por peso. É diferente da em lata. Assim, por uma semana eu picava um pedaço e dava a ele, pra ir comendo devagarzinho. E assim, foi curado. Hj tem 26 anos e n tem mais problemas dessa ordem. Espero poder ajuda-la com essa informação. Um abraço. Lya
Tenho síndrome do intestino irritado em períodos de stress. Tem alguma indicação de como usar a goiabada cascão. Quantas vezes por dia e quantidade?
EliminarCaros colegas, o chá do broto (folha nascendo) da goiabeira tranca o intestino e para diarreia na hora. Pode tomar.
EliminarEu onde moro á algumas alfarrobeiras que ninguém lhe liga, eu quando era pequeno comi muitas mas isso era outros tempos, mas gasto muito de fazer bolos, doces, licores fiz uma pesquisa sobre a alfarroba que esta a dar uma revolta á cabeça mas vou tentar fazer a farinha de alfarroba se conseguir ninguém me para vou tentar abrir um negocio de doçarias de alfarroba o que me dizem amigos.
EliminarOla Kikas, meu filho tinha tb esse problema de intestino qdo pqnino. Uma amiga de minha mãe nos ensinou dar a ele goiabada cascão. O fizemos por sete dias. Picava em pedacinhos e dava pra ele comer. Com a graça de Deus ele sarou. Hj tem vinte e seis anos e sem esse incômodo. Desejo q a ajude tb. Lya.
ResponderEliminarSaudações. Falo de Salvador-Bahia-Brasil e tive conhecimento desta maravilhosa planta e gostaria de saber se vcs da Europa poderiam-me ajudar para que eu pudesse comprar a Alfarroba...?
ResponderEliminarOlá boa tarde
EliminarEm Portugal somos produtores de plantas de alfarroba, já mandei para o Brasil.
Parece que algumas se perderam, elas não gostam de nevoeiro, não produzem, mas qualquer coisa deixe mensagem, somos viveiristas de várias plantas florestais e ornamentais.
Boa tarde, pelo que sei no Brasil há muito consumo de Alfarroba e existe uma empresa que transforma a Alfarroba em tentações deliciosas como poderá ver aqui: http://www.carobhouse.com/
ResponderEliminarGostaria de saber se a alfarroba é contraindicada em casos de diabetes.
ResponderEliminarBom dia! Gostaria de saber se a alfarroba é contraindicada em casos de diabetes.
ResponderEliminarBoa tarde Marília,
EliminarA Alfarroba é um bom substituto do chocolate e é aconselhado em caso de diabetes, mas é sempre melhor aconselhar-se com o seu médico.
a farinha de alfarroba pode-se comer sem ser cozinhada??
ResponderEliminarObrigado.
Claro que sim, se for consumida crua é muito melhor, pois é muito mais nutritiva, preserva todas as suas propriedades.
EliminarEm Portugal, contrariamente ao que foi afirmado, a alfarroba em doces é uma tradição secular. Terá sido introduzida pelos árabes a partir do séc. VIII.
ResponderEliminarNo Algarve, sul de Portugal, é tradicional o seu uso na doçaria, sendo um produto muito apreciado
É verdade, no Algarve possuimos maravilhosa doçaria feita com Alfarroba. No entanto, ainda é pouco divulgada e valorizada por este mundo fora. Muitas pessoas ainda desconhecem as propriedades e beneficios deste maravilhoso produto, que é a Alfarroba, o nosso chocolate Algarvio! Divulguem e Valorizem este tesouro! ;)
ResponderEliminarPena não ter tido essa informação ano passado, sou do Brasil e tenho intolerância a lactose, em julho de 2013 estive em Algarve e não comi um doce. Para falar a verdade descobri a alfarroba faz pouco tempo, nem sabia que tinha a farinha, pois aqui no Brasil agora que ela está ganhado espaço, principalmente como substituta do chocolate (já comi as alfarrobas da Carob House - são ótimos). Irei até pesquisar onde compramos a sua farinha aqui no Brasil.
EliminarAlessandra,
EliminarPor enquanto este site é apenas de divulgação, ainda não comercializamos produtos de Alfarroba no Brasil.
Olá, gostaria de saber se as barrinhas, a farinha, os produtos de alfarroba são indicados para quem tem gastrite. Grata.
ResponderEliminarBom dia,
EliminarA cocção (cozimento) da polpa de Alfarroba serve para aliviar dores por gastrite ou úlcera, azia, diarreia ou refluxo gastroesofágico. Mas deverá sempre solicitar aconselhamento médico.
Muito interessante, gostei da matéria! Eu não conhecia a Alfarroba. Quem tem intolerância a lactose pode consumir? Qual a melhor forma de consumo, a farinha? Bebês e crianças podem consumir?
ResponderEliminarBom dia Pedrita Queiroz,
Eliminarenche-me de orgulho e alegria, de cada vez, que este blog sirva para dar a conhecer a mais alguém este maravilhoso e poderoso fruto! A farinha pura é uma excelente forma de consumir a Alfarroba. Pode ser consumida por intolerantes à lactose, é uma excelente alternativa ao chocolate e pode ser consumida por bebés e crianças, desde que respeitando as indicações e dosagens médicas. Deve sempre solicitar aconselhamento médico.
Ola Bom Dia ! o assunto é muito bom sobre a alfarroba adorei ... mais gostaria de saber se a alfarroba pura a própria vargem faz mal ? pois meu cão com 1 ano de idade farta de comer tento tira-lo mais não tem jeito hahaha tenho um pé de alfarroba na minha casa agora imagina meu cão adora..
ResponderEliminarBom dia Denise,
EliminarA alfarroba é um execelente alimento para o seu animal, e se for a própria vagem natural ainda melhor. Os meus cães adoram! andam sempre a roer as vagens. Vou deixar aqui no blog uma sugestão de uns biscoitos otimos para o seu cão. A alfarroba é substituta do chocolate. O seu animal vai adorar este mimo. :)
Muito bom blog, não tinha conhecimento, e agora sei mais um pouco, obrigado!
ResponderEliminarObrigada!
EliminarBem-vindo ao maravilhoso Mundo da Alfarroba!
Volte Sempre!
Interessante!
ResponderEliminarPena que o índice glicêmico é muito alto. Apesar de ser açúcar natural, continua sendo açúcar e é pobre em gorduras saudáveis.
Porém é nutritivo e compensa o consumo esporadicamente.
Vou experimentar!
Contem Vitamina K? Minha mãe usa anticoagulante e queria saber
ResponderEliminarpratico desporto runing, e utilizo cacau como anti-oxidante......mas a alfarrova e mais barata.....será que é melhor....visto que tem muito acucar?
ResponderEliminarvendo alfarroba.
ResponderEliminarOla Pedro!
EliminarTenho interesse.
Meu email e bellafagundes27@hotmail.com
Obrigada
Isabella.
também tenho interesse, meu email é lflima1000@gmail.com
Eliminartambem me interesso pedro. email:sanjos12@hotmail.com
EliminarDesconhecia a utilidade da alfarroba. É pena haver tanta alfarrobeira que parece abandonada, com as vagens a cair ao chão.
ResponderEliminar...parecem abandonadas, mas não estão!...aqui pelo Algarve, a quase totalidade dos frutos são colhidos e aproveitados.
EliminarNa semana passada estive no Algarve e lá a alfarroba abunda. Trouxe algumas vagens e queria saber como é que a partir delas obtenho a farinha para experimentar nos bolos. Bastará picar na picadora?
ResponderEliminarSe ler os comentários anteriores, nesta página, explica como fazer a farinha de alfarroba. Mas basicamente deverá partir as vagens aos bocados de forma a retirar as sementes, levar ao forno a 70-100º, uns minutos até as vagens estarem completamente secas, para facil trituração. Para obter uma farinha fina, deverá usar uma trituradora de potencia elevada.
ResponderEliminarGostaria de plantar uma alfaborreira, aqui no brasil isto é possível? Sabe onde posso conseguir sementes para o plantio aqui? Obrigada!
ResponderEliminarEstou querendo a mesma informação! Onde comprar sementes...
Eliminaralfarroba e algaroba´são o mesmo?
EliminarOlá Andreia,
EliminarExiste um grupo no facebook que se chama Troca de Sementes( https://www.facebook.com/groups/troca.de.sementes/), talvez consiga por lá as sementes de alfarroba.
Que sinais a nivel de saúde se tem para se aconselhar a comer alfarroba?
ResponderEliminarObrigado
pode alguem dizer-me onde/como e que posso comprar/encomendar alfarroba em vagem (tal qual e colhida da arvore), porque eu vivofora do pais e tenho imensas saudades da nossa alfarroba. anamaria7639@hotmail.com
ResponderEliminarBoa tarde diabético pode comer alfarroba meu pai e diabético e chocólatra ele chega chorar tenho muita pena dele se puder vou comprar imediatamente obrigada que o criador abençoe sempre quem vive para ajudar o próximo
ResponderEliminarBoa tarde,
EliminarDeve sempre pedir aconselhamento médico.
Teste de absorção de água pela alfarroba
ResponderEliminar- 500gr mergulhadas em água por 12 horas NÃO ALTERARAM o peso (pelo que não se justifica a baixa de 50 cents. por arroba IMEDIATAMENTE após um chuvisco em setembro).
- Após mais 12 h o peso passou para 600 gr.
- Mais 36 h e o peso continuou nos 600 gr.
- Após mais 12h peso passou para 700 gr que manteve após mais outras 60 (sessenta) horas altura em que iniciei o teste inverso
- quanto tempo demora a baixar o peso :
- Após 24 horas fora de água baixou para 690 gr ( estimativa * )
- 18 h depois pesavam 650 gr;
- 40 h depois 620 (estimativa);
- Mais 48 h passadas fora de água e pesam 600 gr.
Falta saber quanto tempo mais necessitam para atingir os 500 gr originais.
(*) O teste foi realizado numa vulgar balança de cozinha pelo que não foi possível obter o peso exacto.
O teste foi efectuado no interior e à sombra.
Desconheço a variedade do fruto utilizado.
Bom dia Paulo!
EliminarMuito obrigada por esta importante partilha!
Experiência Muito util!
Bem Haja!
seria possivel me mandar algumas vagens? desde de ja agradeço! elianemenezes.silva@gmail.com
ResponderEliminarOla!
ResponderEliminarVi um comentario q vc usa kefir, gostaria muito mas nao sei onde encontrar. Tambem queria a alfarroba ou pelo menos a farinha. Nas casas Pedro (famosas aqui no RJ) so vende bombons. Pode me ajudar?
Obrigada,
Isabella
P.S. Aqui vai meu email caso necessite:
Bellafagundes27@hotmail.com
EliminarOlá!
Existe um grupo no facebook de troca de kefir. Poderá conseguir que lhe arranjem aí no Brasil. (https://www.facebook.com/groups/212887238773306/?fref=ts)
Para conseguir a farinha experimente aqui:
CAROB HOUSE (41.3018-9067) WWW.CAROBHOUSE.COM.BR / SAC@ CAROBHOUSE.COM.BR
olá !
ResponderEliminarderam-me alguns quilos de alfarroba, mas gostaria de saber quanto tempo dura e qual a melhor forma de a conservar até a transformar em farinha.
obrigada pela disponibilidade
Olá Maria Ribeiro,
EliminarAs vagens conservam-se algum tempo em local fresco e seco, depois de terem sido muito bem secas ao sol ou então torre-as no forno à temperatura de 100º e depois já poderá guarda-las por mais tempo até serem transformadas em farinha.
Bom dia, gostaria de saber quando é a apanha da alfarroba e se é feita apenas 1 x por ano? Obrigada
ResponderEliminarBom dia!
EliminarAqui no Algarve a apanha da alfarroba é feita uma vez por ano, normalmente durante o mês de Agosto.
Obrigada
Olá, sou acadêmica do curso de tecnologia em alimentos e estamos fazendo um trabalho sobre a alfarroba. Gostaria de saber como é feita a colheita e o transporte da alfarroba até a indústria? Obrigada
ResponderEliminarNão conhecia os benefícios da alfarroba, vou começar aproveitar-la.
ResponderEliminarA matéria é ótima, bem interessante e o blog também.
Abraços!
A alfarroba é um produto desconhecido ,quando for valorizado sera uma industria de grande importancia actualmente tem o mesmo preço que 15 anos
EliminarOi, vi essa pergunta anteriormente mas não vi resposta: Afarroba e Algaroba são a mesma coisa? são parentes?
ResponderEliminarBom dia, onde poderei obter os conhecimentos para produzir industrialmente barras de alfarroba, iguais às de chocolate, farinhas, bombons, barras energeticas com frutas, etc? Alguém me poderá ajudar dando essa indicação ou conselhos como o fazer?
ResponderEliminarQue tipo de equipamento necessitarei e onde o poderei comprar?
Meu email: lusitur@yahoo.com
obrigado.
Conheci alfarroba a poucos dias, comprei alfarroba em pó no supermercado, comei a usar a poucos dias, achei ótimo.
ResponderEliminarDalci 29 de março de 2015 às 14:45
ResponderEliminarSou alérgica a chocolate e a glúten. Encontrei umas barrinhas de alfarroba com frutas secas e castanhas em casas de produtos naturais, amei. O problema é o preço! Por que tudo que é saudável é tão caro?
Ola a todos! Sendo eu alergica à lactose e ao chocolate poderiam-me ajudar a saber onde posso comprar chocolate de alfarroba?!
ResponderEliminarQueria experimentar!
Obrigada
Olá a todos,
ResponderEliminarPretendo iniciar a actividade de fabricante de sabonetes artesanais e 100% naturais.
Existe essência de alfarroba e, se existe, quais são as propriedades/vantagens em uso externo?
Um obrigada
Oi gente penso poder ajudar é asim: As alfarrobeiras dão o fruto (alfarrobas) que só esta pronto para colher no mês de julho até Setembro(antes não convém pk estão verdes e não caem facilmente e depois de setembro vem as chuvas apodrecem). Os proprietários ou arrendatários varrejam as árvores, depois apanham as alfarrobas do chão para cestos/baldes,etç despejam em sacas (a maior parte são de calhamaço, iguais ás utilizadas no Brasil para café). Depois de ensacadas vendem-nas ou guardam-nas (á espera que o preço suba). Vende-se aos comerciantes de alfarroba (estes pagam pouco e vendem para fora caro).
ResponderEliminarÉ assim a saga das alfarrobas espero ter ajudado. Até breve.
Curioso! Este ano no Algarve, na praia de Manta Rota, andavam a vender bolas de berlim de alfarroba! Por acaso não provei mas ouvi dizer que eram boas!
ResponderEliminarBolas de berlim de alfarroba de manta rota? todos os dias durante 2 semanas. As melhores são as do veia e calados. Agora vou tentar confecciona-las não aguento estar tanto tempo sem bolas de alfarroba. Trouxe farinha e mesmo a vagem
EliminarCumprimentos
Alguém conhece outro fabricante de chocolates e bombons de alfarroba além da Carob House?
ResponderEliminarOla , gostaria de saber onde se pode arranjar a Alfarroba no norte de portugal .
ResponderEliminarBjs , Ana
Olá, onde posso arranjar sementes de alfarroba no norte? Obrigada!
ResponderEliminarQual é a receita do pão de alfarroba? A alfarroba eu achei aqui na loja Shopping da Saúde. Como não sabia o que fazer, simplesmente comia o pozinho puro em uma pequena colher de café. Depois, experimentei bater com soja em pó, pois tive que abolir leite e laticínios em função da sinusite. Mas não gostei muito do resultado. O sabor não me agradou. Então gostaria de introduzi-la em minha dieta por meio do pão. Do contrário, terei que continuar comendo uma colherzinha por dia. Contudo, fiquei preocupada com a prescrição como antidiarréico, pois tenho problemas com prisão de ventre e consumo muitos grãos e fibras que garantem ao meu intestino um funcionamento regular diário.
ResponderEliminarObrigada pelas informações.
Bom dia, me chamo Alberto.
ResponderEliminarGostaria de obter, comprar, ganhar, sementes de alfarroba ou até mesmo muda.
Alguém poderia me ajudar?
Meu email: albfla212@gmail.com
Bom dia.
ResponderEliminarAlguém me pode dizer onde posso comprar chocolate de alfarroba em barras ou assim. Pelo norte ou centro de Portugal? E que já fui alguns supermercados e não encontrei.
Aguardo resposta.
Atenciosamente Fábio
Bom dia.
ResponderEliminarGostaria de saber onde posso comprar chocolate de alfarroba no norte ou centro de Portugal.
Há procurei em um ou outro supermercado e não encontrei.
Aguardo resposta
Atenciosamente Fábio
Bom dia.
ResponderEliminarAlguém me pode dizer onde posso comprar chocolate de alfarroba em barras ou assim. Pelo norte ou centro de Portugal? E que já fui alguns supermercados e não encontrei.
Aguardo resposta.
Atenciosamente Fábio
anônimo. O pó de alfarroba emagrece?
ResponderEliminarEu estou tomando alfarroba com leite. Se ele emagrece de que maneira?
ResponderEliminarOlá amigos quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
ResponderEliminarEu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.
Meus Sintomas eram esses:
- Estresse - acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
- Dor Abdominal Forte ou Cólicas
- Gases
- Diarréia ou Constipação - dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
- Muco nas Fezes
Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.
Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.
O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.
Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?
Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.
Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.
Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.
O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.
o site é esse:
kefirdeleite.com
O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.
Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.
Boa tarde, deixo o meu email para se me poder responder porquw ja sei que me vou perder e nunca mais me lembro de viraqui ver a resposta,
ResponderEliminarPosso usar mel em vez do acucar mascavado na receita do pao?
Qual é a quantidade de fermento para esta receita?
Obrigada
marialbuquerqueba@gmail.co,
Pão de alfarroba
Ingredientes:
- 400g de farinha de quinoa
- 200g de farinha de alfarroba
- 1 colher de chá de flor de sal...
- 1 pac de fermento em pó
- 400 ml água
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavado
Como preparar esse pão?. è farinha de quinoa .ou...
EliminarBoa noite.
ResponderEliminarComo eu conseguiria algumas sementes de alfarroba?
Olá boa tarde! Tenho um bebê de 7 meses que se deu às 1000 maravilhas com o leite da Nutriben pq contém sementes de alfarroba. Agora enjoou o leite e os intestinos dele ressentiram-se e voltaram a ficar "preguiçosos"
ResponderEliminarComprei farinha de alfarroba numa ervanaria. A minha questão é: como posso fazer pápa para ele com esta farinha e que quantidade é aconselhavel e se posso misturar a farinha num yogurte? Obrigada
Olá boa tarde! Tenho um bebê de 7 meses que se deu às 1000 maravilhas com o leite da Nutriben pq contém sementes de alfarroba. Agora enjoou o leite e os intestinos dele ressentiram-se e voltaram a ficar "preguiçosos"
ResponderEliminarComprei farinha de alfarroba numa ervanaria. A minha questão é: como posso fazer pápa para ele com esta farinha e que quantidade é aconselhavel e se posso misturar a farinha num yogurte? Obrigada
Boa tarde Patrícia, primeiro parabéns, a questão que se deve colocar é porque dar farinhas ao seu bebé e leite!?
EliminarMeus amigos, o saudável é não consumir de todo farinhas de qualquer forma. Se querem consumir alfarroba procurem ser bem moderados. Abraço.
ResponderEliminarCom certeza. Vegetais de folha verde como base de alimentação, frutas e muita água, se preferência água viva. Saúde a 100%.
Eliminaronde posso encontrar uma alfarrobeira?
ResponderEliminarCOMPREI MEL DE ALFARROBA, GOSTAVA DE SABER OS BENEFÍCIOS DESTE MEL.OBRIGADA
ResponderEliminarEstou desenvolvendo meu TCC sobre a alfarroba e estou tendo dificuldades de encontra materiais e artigos que podem ser usados aqui no Brasil, se alguém puder ou souber de algum site ou artigo de fonte confiável agradeço muito. Meu e-mail é: maryanemansur@yahoo.com.br
ResponderEliminarGostaria de saber como fazer para comer a vagem da alfarroba ao natural. Lembro-me que em pequena a comprava numa frutaria, era mole, conseguia comer-se e era bem boa. Há pouco tempo trouxeram-me algumas vagens do Algarve, mas é muito rija e é desagradável comê-la. Deve haver algum procedimento para que fique idêntica à que comia em pequena. Alguém sabe o que fazer? Muito obrigada pela atenção.
ResponderEliminarBoa noite,
ResponderEliminarHoje comi 2 bol(inhas) de alfarroba (pão) e estive o dia todo com cólicas, algumas muito intensas. Julgo ser da alfarroba, porque há meses deixei de comprar esse pão porque ficava com cólicas.
Entretanto esqueci-me desse incidente, (não eram muito intensas) e hoje tive a prova de que é a alfarroba que me faz mal aos intestinos.
Alguém com o mesmo problema?
eu gostaria de ter as sementes. me mande o valor das sementes e o valor dos correios e eu mandarei pra voce. por favor por aqui eu não encontrei.meu email: jmilton.souza@gmail.com.br
ResponderEliminarOlà, gostaria que alguèm me dissesse, depois da plantaçäo da planta(alfarrobeira)quantos anos säo precisos para dar fruto ou seja para ser rentàvel,é que eu queria dedicar-me ao negocio de alfarraba. Agradeço qualquer sugestao. Obrigado
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarSerá que quando torrada, ela não perde suas vitaminas?
ResponderEliminarBoa tarde gostava de saber se posso apanhar a vagem de alfarroba e comer assim. Obrigado
ResponderEliminarBoa tarde,
EliminarSim, pode colher a viagem de alfarroba depois de seca e pode comer mesmo assim. Obrigada
Boa tarde gostava de saber se posso apanhar a vagem de alfarroba e comer assim. Obrigado
ResponderEliminarA alfarroba já faz parte da minha vida à muitos anos. E posso garantir que faz doer as costas.
ResponderEliminarPois tenho de as apanhas todos os anos...
Eu faço pão de alfarroba. Leva farinha de alfarroba, ovos, leite (que pode não ser de origem animal), fermento e nozes. Faço no microondas em 4 min. Fica uma delícia!
ResponderEliminarConvém ter algum cuidado ao afirmar que a farinha de alfarroba não contém alergénicos. Desde logo porque há pessoas que actualmente são alérgicas ao amido. A alfarroba é um amido. Convinha corrigir isso.
ResponderEliminarOlá, eu amei os pães e recentemente comecei a fazer uso da farinha de alfarroba no leite! Além do sabor amo a sensação de nutrição que sinto após o lanche! Super indico.
ResponderEliminarO meu filho tem sindrome de colon irritável. A gastrenterologista retirou-lhe estimulantes como cafe, chocolate e cacau, entre muitos outros alimentos. Será que posso dar-lhe alfarroba como substituto do chocolate?
ResponderEliminarBom dia, é possível utilizar a alfarroba verde? E como?
ResponderEliminar