sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pudim de Alfarroba

Sugestão para um fim de semana bem docinho!


Ingredientes:

- 500 ml de leite de soja
- 2 colheres de chá de farinha de alfarroba
- 1/2 colher de chá de cacau em pó
- 2 colheres de chá de gelatina agar-agar em flocos
- 2 colheres de chá de açúcar amarelo

Preparação:

Numa caçarola juntar a alfarroba, o cacau e açúcar.
Adicionar um pouco de leite e mexer até dissolver bem. Acrescentar o resto do leite e o agar-agar.
Levar ao lume e deixar ferver até atingir um ponto cremoso. Colocar o pudim em pequenas formas previamente untadas com caramelo líquido.
Levar ao frigorífico pelo menos 2 horas.
Desenformar passando as formas por água quente


Fonte: http://www.receitas-portuguesas.com/

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Croissants de Alfarroba

Hoje, para aquecer o vosso dia, deixo-vos esta trabalhosa e deliciosa sugestão, partilhada pelo blog Sabores de Canela, com algumas adaptações à bimby. 


Ingredientes
420 g de farinha de trigo
80 g de farinha de alfarroba
400 g de manteiga
5 g de sal
25 cl de água gelada



Bimby:
Coloque as farinhas no copo e pulverize, 30seg.,vel.9. Depois coloque a manteiga fria em cubos e bata na vel.espiga .Quando os pedaços de manteiga ficarem pequenos, continuando a bater,  junte a agua aos poucos até formar uma bola. Retire, envolva em pelicula aderente e leve ao frigorifico por 30min.

Tradicional:
Coloque as farinhas e o sal na batedeira e misture, depois introduza a manteiga fria em cubos e bata em velocidade baixa. Quando os pedaços de manteiga se apresentarem pequenos junte a água aos poucos batendo sempre até formar uma bola. Leve ao frigorífico/ geladeira envolta em filme plástico e espere 20 minutos. Esta operação pode ser feita manualmente, trabalhando a massa com as pontas dos dedos.

__________________________________________""___________________________________
Inicie o processo de dobragem: estenda a massa numa superfície ampla e enfarinhada, até obter um rectângulo de 20 cm, por 90 cm de comprimento. Pegue em cado lado menor e dobre-o sobre o meio. De seguida coloque uma metade sobre a outra.
Leve ao frio novamente por 30 minutos. Retire e vire a massa 90º [ em relação à última posição na bancada, antes de guardar no frigorífico] e repita a operação. Depois da quarta dobragem coloque a massa no frigorífico espere 30 minutos e pode começar a usá-la. Dobrar pelo menos 5 vezes

Estenda a massa num rectângulo com 25 cm de largura e com uma faca vá cortando a massa em triângulosComece a enrolar os croissants pela base em direcção à ponta e coloque-os em tabuleiros de forno forrados com papel vegetal e distanciados 10 cm.
Entretanto ligue o forno e seleccione a temperatura 190ª C. 
Bata um ovo com leite e pincele os croissants.
Coloque os tabuleiros no forno.Coza por 15 minutos ou até ficarem bem dourados.
Espalhe numa rede metálica para que arrefeçam e estão prontos a servir.

Recheie com mel de Alfarroba...uma delicia!



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Conversas com sabor a Alfarroba


SABORES SERRANOS DESAFIAM A INICIATIVAS DE EMPREENDEDORISMO
 Amanhã (sexta-feira) dia 22, o Plano LARA – Intervenção Social Pós Incêndio de São Brás de Alportel – prossegue o ciclo de conversas sobre as potencialidades dos produtos locais, desta feita com “Conversas com Sabor a Alfarroba”.
A ter lugar no Museu do Trajo, pelas 17h30, esta iniciativa visa aprofundar o conhecimento e a disseminação de informação relativa aos produtos locais, explorando as potencialidades inerentes a todo o ciclo produtivo da alfarroba dando conta da diversidade de utilizações e de aplicações deste fruto.
Este encontro conta com a intervenção da Professora Maria Emília Costa, da Universidade do Algarve,  sobre as potencialidades de transformação da alfarroba em biocombustível; a participação da Eng.ª Cláudia Contreiras, representante do setor da transformação e da produção industrial de alfarroba, que conta com uma vasta experiência na empresa Industrial Farense Lda; por último, em representação da Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba (AIDA), José Filipe Guerreiro, que fará uma abordagem sobre os trabalhos desenvolvidos na associação.

Esta sessão aberta à participação de toda a população termina num jantar convívio onde as conversas se sentam à mesa para saborear novas partilhas e novos sabores. Os interessados em participar neste jantar de ementa com sabores a alfarroba devem inscrever-se junto do Restaurante Sabores do Campo, através do  Tel. 289 849 346.

Para mais informações sobre esta iniciativa poderão contactar diretamente a equipa do Plano LARA, através do número: 289 840 212 ou clds.sba@gmail.com.
Instalações do Plano LARA: Avenida da Liberdade nº6.



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Barras de Cereais com Farinha e Mel de Alfarroba

Aqui vos deixo esta sugestão, em homenagem à XII Feira Nacional do Mel, que se realizou neste último fim de semana na maravilhosa cidade de Tavira, no Algarve.

O maravilhoso Mel de Alfarroba Algarvia que lá estava tão bem representado, serviu de inspiração...é uma maravilha! Experimentem!


Ingredientes:
- 250 gr de flocos de aveia
- 250 gr de mistura de alfarroba triturada ou farinha de Alfarroba, figo, amendoas, sultanas, sementes de abóbora, sementes de sésamo e sementes de linhaça
- 1 iogurte natural
- 150 gr de maçã
- 50 gr de açúcar amarelo
- 1/2 colher de chá de canela
- 70 gr de mel de Alfarroba do Algarve

Preparação:
Coloque a maçã descaroçada e descascada no copo da Bimby, a canela e o açúcar amarelo e pique 3 segundos, velocidade 5. Baixe os resíduos que ficaram agarrados na parede do copo da Bimby e programe 8 minutos, 100º, velocidade 1. Junte o iogurte e o mel e misture 3 segundos, velocidade 5. Junte os restantes ingredientes e dê dois golpes de turbo para misturar.
Pré- aqueça o forno a 160º.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe e calque bem os cereais. Com uma faca divida em barras para facilitar o processo quando tirar do forno. Leve ao forno por 25 minutos. Deixe arrefecer por completo antes de separar cada barra e envolver em película aderente. Guarde no frigorifico até consumir.

Alternativa de Preparação:
Descasque e descaroce a maçã e coloque num tacho cortada em pedaços mais pequenos, junto com o açúcar e a canela. Leve a cozer até ficar mole e esmague grosseiramente com um garfo. Junte o iogurte e o mel e misture.
Misture os restantes ingredientes num saco de plástico e com um martelo ou o rolo da massa, esmague um pouco mais. Junte os ingredientes líquidos reservados e misture bem ate formar uma pasta consistente.
Pré- aqueça o forno a 160º.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe e calque bem os cereais. Com uma faca divida em barras para facilitar o processo quando tirar do forno. Leve ao forno por 25 minutos. Deixe arrefecer por completo antes de separar cada barra e envolver em película aderente. Guarde no frigorifico até consumir.